É normal a gengiva sangrar durante a gravidez? Vem descobrir!

Pré natal odontológico.

A gestante pode ir ao dentista? Não é normal a gengiva sangrar durante a gestação?

Este termo, que pode soar tão estranho para alguns, é de extrema necessidade para o bem-estar e saúde da gestante e do futuro bebê. O Pré natal odontológico compreende o atendimento da futura mamãe desde o início da gestação, focando primeiramente na saúde bucal da gestante e em um segundo momento os primeiros cuidados com o neonatal.

CUIDADOS-GENGIVA-GESTANTE

Sempre ouvimos falar que durante a gestação é normal ter sintomas como sangramento gengival e dor, mas, mesmo assim, não devemos procurar um dentista, com medo dos exames radiográficos e do possível uso da anestesia. Essas informações estão erradas e podem ter um efeito contrário. A saúde bucal da mãe pode influenciar negativamente o bom andamento da gestação. Não é normal a gengiva sangrar e nem sentir dor, a mamãe pode acabar, por exemplo, não conseguindo amamentar por conta da dor de dente que sente. A gestante deve sim procurar um cirurgião dentista, preparado para atendê-la, logo que descobrir a gravidez. A utilização do exame radiográfico deve ser avaliada quanto à necessidade e caso seja preciso, deve ser realizado com a proteção apropriada. Bem como a utilização de anestésicos, existem estudos baseados em evidência cientifica que comprovam que existem anestésicos que podem ser usados em gestantes sem oferecer o menor risco ao feto.

Depois de cuidar da saúde da mamãe, com toda atenção que ela merece, passamos para as orientações sobre os cuidados que devemos ter com o neonatal. Nos primeiros meses, quando o bebê ainda não possui dentes, não precisamos fazer uma higiene oral com escovas ou dedeiras, podemos simplesmente passar uma gaze limpa ou um lencinho próprio para a cavidade oral dos recém-nascidos após uma regurgitação, por exemplo, para remoção de resíduos que possam ficar na boca do bebê. Preocupações com lesões de cárie começam com o nascimento dos primeiros dentes, mas aí podemos deixar essa conversa para outro dia.

É importante ressaltar a necessidade de se buscar um profissional qualificado para realizar este tipo de acompanhamento e se necessário o tratamento em si.

 

Mariana Alves Ferreira

Odontopediatra – Atua na cidade de Itu/SP

Contato: CLÍNICA LIFE KIDS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s