Quando seu bebê vai começar a dormir a noite inteira? Vem conferir.

Oi mamães!

Hoje a nossa parceira Bruna Collaço, que é assessora materna (veja aqui o que ela faz) , vai nos contar um pouco sobre o sono do bebê.

Primeiro de tudo, a fisiologia do sono dos bebês não é igual ao sono de um adulto. Ponto final! Ok Bruna, e o que isso quer dizer? Quer dizer que eles não conseguem adormecer sozinhos (por livre e espontânea vontade) e também precisam de um ritual de no mínimo 20 minutos para conseguir embalar no sono.
Aí surge a pergunta: “então quer dizer que é por isso que meu filho acorda toda vez que tento colocá-lo no berço?” E a resposta: bemmmm provável!!

mae-na-moda-sono-do-bebe

A fisiologia do sono dos bebês é assunto para um capítulo de livro, de uma maneira resumida: os ciclos de sono dos bebês, após os 20 minutos para que eles adormeçam, duram cerca de 60 minutos em sono profundo e logo depois já entram em sono leve que dura mais uns 10 minutos com grandes chances do despertar nesse período, ou seja, trocando em miúdos a chance do bebê despertar acontece a cada 1 hora.
Dessa forma, você pode perceber que o sono dos bebês são mais curtos e leves que de um adulto e a natureza é tão sábia que faz isso propositadamente. Vou explicar melhor, no primeiro mês de vida do bebê o estômago comporta de 80-160ml (menos que um copo de requeijão) e a digestão do leite materno é muito rápida, portanto se o bebê não acordasse para mamar seu organismo seria prejudicado e sua sobrevivência também!
Então que bom que eles acordam e que a natureza é sábia!

Bom, o que você quer mesmo saber é quando seu bebê dormirá a noite toda? A resposta é: varia muito de bebê para bebê e qual é a alimentação que ele está recebendo (leite materno exclusivo, leite artificial ou mista). Contudo, em média lá pelos 3 meses de idade os bebê passam a dormir um pouco mais de tempo nos períodos noturnos, sendo que no início desses períodos maiores de sono ele pode querer ficar mais grudado em você durante o dia (já que ficou “sem você” durante à noite).

Vale lembrar que existem alguns períodos do desenvolvimento e crescimento que alteram o padrão do sono, vocês podem conferir no meu blog sobre o Desenvolvimento infantil e desmame precoce e O risco do segundo desmame!

O fato é que tenho reparado nos meus atendimentos e em estudos recentes que o número de horas de sono dos bebês vem diminuindo, talvez uma interferência desse mundo globalizado? Talvez, mas é apenas um palpite que necessita de maiores estudos! O fato é que na prática isso já vem acontecendo e nós devemos selar pelas sonecas, pois elas são fundamentais para que não ocorra o efeito vulcão (falarei sobre isso na próxima semana).
Como agora você já sabe qual a fisiologia do sono, também já sabe que a soneca ao longo do dia é de no mínimo 1 hora (tempo de duração do sono profundo), se isso não está acontecendo com seu bebê então sua rotina precisa ser estudada e avaliada para organizar o sono do seu filho (a).
Criança que dorme, faz sonecas, é mais feliz e a família também!
Ainda tem dúvida, deixe um comentário ou me escreva, meu facebook é facebook.com/maecorujaassessoria.

Bons sonhos!!!

Ah, falando em bons sonhos, sabia que a Mãe na Moda tem uma linha com lindas (mesmo!) lingeries de amamentação, pijama e camisolas? Clique aqui para conferir 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s