Entenda o que a Sandy teve em seu pós parto: Diástase

BLOG MAE NA MODA SANDY GRAVIDA

Diástase  abdominal

A gravidez é um período mágico na vida da mulher e uma de tantas preocupações da maioria delas é manter a boa forma e/ou melhorar fisicamente após a gestação. Sabemos que as alterações que acontecem no corpo podem causar desconforto ou predispor desvios posturais.

Um dos problemas que pode acometer as mulheres após a gravidez é a Diástase Abdominal. Isso acontece geralmente no final da gestação, quando os músculos abdominais não estão fortes o suficiente para aguentar as mudanças estruturais e os músculos se afastam devido à projeção dos Órgãos, ou seja, forma um “pequeno buraco” entre os dois músculos.

diastase abdominal blog mae na moda

Os prejuízos dessa alteração vão desde desvios posturais até alterações estéticas e o tratamento irá depender do grau desse afastamento.

Diástase com até 2cm ou dois dedos de afastamento, considerado um grau primário, é indicado tratamento conservador (fisioterapia) e deve ser realizado com um profissional especializado, pois exercícios abdominais convencionais podem intensificar ainda mais o afastamento desses músculos! O tipo de Exercício Hipopressivo é o mais indicado nessa fase inicial, já que além de fortalecer os músculos da parede abdominal, ainda atua no fortalecimento dos músculos pélvicos e auxilia na involução do útero (retorno do útero pro tamanho antes da gestação).

Casos em que a diástase seja maior que 2 dedos, poderá ter indicação cirúrgica, mas é necessário a avaliação de um profissional capacitado para mensurar essa recomendação, pois como dito anteriormente, em graus primários a fisioterapia pélvica feita por profissionais capacitados é o tratamento indicado.

Por ser conservador, pode-se pensar que demora a promover resultados, contudo, geralmente de 3 a 6 meses há um bom retorno das fibras abdominais. Outras atividades como Pilates, yoga, natação também são muito bem-vindos, pois auxiliam no tratamento dessas pacientes.

Procure fisioterapeutas qualificados e credenciados em métodos hipopressivos para garantir eficiência em resultados.

 

Dra Elaine V. Dluhsoch

Fisioterapeuta – Especialista em Fisioterapia Pélvica

Crefito-3: 209706-F

Proprietária Clínica Swan na cidade de Itu/SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s