Depressão Pós Parto

 

Afinal, o que é a Depressão Pós Parto? Como identificar?

blog mãe na moda depressão pós parto

Você já deve alguma vez ter ouvido algo no assunto ou até mesmo conhecer alguém que passou por isso, porque de 20 a 40% das mães são afetadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Trata-se de um importante problema de saúde que afeta tanto a saúde da mãe quanto o desenvolvimento do bebê e caracteriza-se por um quadro clínico, que normalmente pode surgir durante as quatro semanas após o nascimento do bebê.

Os sintomas mais comuns são: irritabilidade, choro frequente, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de energia e motivação, transtornos alimentares e do sono, pensamentos suicidas, além de sentimentos de incapacidade de cuidar do filho e dificuldades para enfrentar a nova configuração sociofamiliar.

Juntamente com os sintomas emocionais, a mãe sofre uma série de mudanças hormonais que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão. Além disso, há também a situação de estresse e preocupação com a nova fase que está por vir e uma mudança brusca na rotina e na identidade desta mãe também recém nascida.

E devemos ter muito cuidado com julgamentos e pré-conceitos: ter Depressão Pós Parto não significa que a mulher não quer, não ame ou não acolheu seu bebê recém chegado. Trata-se apenas de um desajuste emocional, que deverá ser tratado com acompanhamento especializado, medicação ou reposição hormonal e psicoterapia. Dessa forma, será possível que a mãe volte a se sentir fortificada, e tenha condições de cuidar e amar seu bebê de maneira plena.

Daíla Dias Nani

Psicóloga Clínica – Fale com ela!

CRP 06/113617

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s