Limites: a sua importância para a educação dos filhos

Antigamente se ouvia muito dizer que os pais eram rígidos e que a educação era extremamente severa. Já nos dias de hoje, podemos observar pais permissivos, com dificuldade para estabelecer o equilíbrio entre os limites necessários e a liberdade.

Existe uma fórmula mágica entre os dois extremos? Ser permissivo ou ser autoritário?

Nenhum dos dois. Ambos são extremamente nocivos para a educação dos filhos!

A falta de limite para as crianças gera insegurança à medida que pode ser interpretado como uma falta de importância para as coisas que faz. Segundo o psiquiatra Içami Tiba, em seu livro ‘Disciplina, limite na medida certa’:”Uma criança satisfeita dá liberdade para os pais. Estando insatisfeita, exige atenção o tempo inteiro”.

Esse limite é fundamental que seja imposto em concordância entre os pais, os dois devem estar cientes e ‘falarem a mesma língua’ para que a criança sinta confiança na relação, aprenda a importância do diálogo e de ter tudo bem esclarecido.

Como dosar? Bom senso. Nada melhor do que o bom senso no momento da decisão, os limites precisam ser claros, bem estabelecidos e aliados a uma boa dose de amor! A disciplina é uma excelente maneira do filho se sentir amado, e esta pode ser feita através de uma rotina bem desenvolvida, com horários inclusive para brincadeiras e para ter o tempo livre. Não adianta lotar o filhote de afazeres, além de esgotado, ele pode perder a chance de aproveitar e curtir os momentos ‘sem nada marcado’ onde poderia desenvolver sua criatividade, ou, simplesmente de fazer o que gosta.

Os limites estão intimamente ligados com a formação da personalidade da criança, por isso muito importante que seja tomado cuidado, mas o principal e fundamental deixo aqui: são os exemplos dentro de casa!! Os filhos são a imitação e reflexo do que convivem, sentem e veem…

Fica um vídeo ótimo que diz isso:

Espero que tenham gostado!!
Beijinhos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s