Depressão: como identificar?

O assunto de hoje ainda é gerador de muitas dúvidas nas mamães e em seus familiares, porque sabemos que as alterações de humor durante a gravidez são frequentes, mas como identificar se os sentimentos de desânimo e apatia precisam ser acompanhados mais de perto por um profissional?

Bom, é comum que mesmo as mães mais animadas e dispostas em algum momento da gravidez fiquem cansadas. Cansadas não só fisicamente, das intermináveis vontades de fazer xixi, da azia inseparável e dos pés inchados, mas também do estado geral do seu corpo e das suas ansiedades e fantasias, simplesmente “Cansei de estar grávida.”

E aí, muitas se perguntam: “Será que estou ficando louca?” e outras ainda têm medo de expor esse sentimento com medo do julgamento das pessoas de fora. Se você também já passou por isso ou conhece alguma mamãe que está passando, acalmem-se!!! Claro que é normal esse esgotamento, são tantas mudanças ao mesmo tempo e isso pode cansar sim.

O que devemos tomar bastante cuidado e atenção é se essa desmotivação passa a ser frequente e interferir nas atividades do dia a dia, ou seja, na FREQUÊNCIA, nas CONSEQUÊNCIAS e nas REAÇÕES. E, se a partir dessas observações da própria mamãe e também das pessoas que a cercam concluírem que realmente será necessário procurar ajuda de um psicólogo, faça isso para o seu bem estar e também do bebê!!!

Pelo menos 10% das gestantes sofrem de depressão durante a gravidez, apesar da depressão mais comentada ser após o parto.

Outras dicas, além da terapia, para que você se sinta melhor durante a gravidez: pratique exercícios físicos, se organize para não ficar muito atarefada e aumentar sua ansiedade e converse bastante com pessoas de sua confiança!!

Por hoje é isso queridas!!

Um beijo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s